Você sabe o que significa Outsourcing de TI? Neste artigo, te mostraremos as principais características e atribuições desse sistema e a diferença entre os seus modelos com o decorrer do tempo.
O Outsourcing de TI foi um termo genérico utilizado no passado para representar a terceirização da área de TI. Isso consiste na entrega de serviços relacionados à área de Tecnologia da Informação para uma empresa especializada neste segmento. O sistema teve seu ápice e foi muito procurado pelas empresas que buscavam um melhor custo-benefício para o seu negócio, garantindo o funcionamento do departamento de TI — inclusive terceirizando equipamentos.
Atualmente, em sua maioria, o público que ainda procura o modelo mais convencional desse serviço são empresas pequenas com “departamentos” de TI simplificados, ou até mesmo aquelas que contratam o chamado serviço “freelance” para terceirizar o suporte de equipamentos e rede.
Por outro lado, quando falamos sobre empresas médias e grandes, com estrutura mais robusta e necessidade de recursos humanos permanentes, o conceito de Outsourcing pode — e deve — ser híbrido. Esse modelo permite que o profissional de TI foque no planejamento estratégico da empresa e na condução das rotinas mais relevantes, enquanto transfere parte das atividades de suporte para uma empresa terceirizada.
O gestor de TI, mesmo que sozinho ou com uma equipe reduzida, passou a ser parte fundamental na condução dos negócios, já que praticamente tudo gira em torno de sistemas e dados. Setores como o varejo, por exemplo, têm em suas aplicações de faturamento a principal engrenagem do negócio. Isso significa que falhas ou “acidentes” de TI podem gerar prejuízos financeiros e afetar diretamente a imagem da empresa.
Portanto, quando se trata de segurança da informação e gerenciamento de infraestrutura em níveis intermediários e avançados — como monitoramento de rede, desempenho de banco de dados, entre outros — é altamente vantajoso contar com um braço especializado. Assim, o gestor de TI obtém segurança, soluções profissionais e corporativas, troca de conhecimento e otimização de tempo para se concentrar no que realmente importa.
Por isso, acreditamos que o Outsourcing em sua versão híbrida é um aliado dos profissionais e gestores de TI e das empresas. Trata-se de uma parceria — e não concorrência —, onde as tarefas são delegadas pelo responsável e a gestão acontece de forma centralizada e profissional.
Hoje, muito se fala em Serviços Gerenciados, que na prática se traduzem na terceirização pontual de atividades críticas ou complexas, com foco em confiabilidade e performance.
Confira os benefícios do Outsourcing de TI:
Disponibilidade: A empresa passa a contar com suporte e atendimento em tempo real, essencial para lidar com as ameaças e imprevistos atuais.
Redução e diluição de custos e investimento em TI: Ao contratar um serviço de Outsourcing de TI, elimina-se altos gastos com hardware, licenciamento, garantias, contratação e treinamento de colaboradores. Além disso, economiza-se no “custo tempo” para o gerenciamento dessas áreas.
Soluções corporativas e profissionais: Com um parceiro especializado, sua empresa tem acesso a tecnologias de ponta, com alto padrão de qualidade e testadas globalmente, sem precisar arcar com os altos custos de aquisição.
Foco em inovação: Com menos preocupações operacionais, sobra tempo para projetos inovadores e estratégicos que impactam diretamente o core do negócio.
Menos riscos e divisão de responsabilidades: Ao contar com uma equipe especializada, reduz-se os riscos operacionais. Problemas são resolvidos ou prevenidos com mais agilidade e precisão pelo fornecedor.
Eficiência: O desempenho melhora por meio de soluções ágeis, fáceis e eficazes, com indicadores claros de performance do serviço contratado.
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