Você sabe o que significa Outsourcing de TI? Neste artigo, te mostraremos as principais características e atribuições desse sistema e a diferença entre os seus modelos com o decorrer do tempo.
O Outsourcing de TI, foi um termo genérico utilizado no passado para representar a terceirização da área de TI. Isso consiste na entrega de serviços relacionados à área de Tecnologia de Informação para uma empresa especializada neste segmento. O sistema teve seu ápice e foi muito procurado pelas empresas que buscavam um melhor custo-benefício para o seu negócio, garantindo o funcionamento do departamento de TI, inclusive terceirizando equipamentos.
Na atualidade, em sua maioria, o público que ainda procura o modelo digamos convencional dessa categoria de serviço, são empresas pequenas com “departamentos” de TI muito simplificados, ou até mesmo àquelas que contratam o chamado serviço “freelance” para terceirizar o suporte nos equipamentos e rede.
Todavia, quando falamos sobre empresas médias e grandes, com estrutura razoável e necessidade de recursos humanos permanentes, o conceito de “OUTSOURCING” pode e deve ser hibrido em nosso entendimento. Esse modelo permite que o profissional de TI, foco no planejamento estratégico da empresa e na condução das rotinas relevantes a área fim, transferindo alguma das responsabilidades “meio” para uma empresa terceirizada.
O gestor de TI, mesmo que sozinho ou através de uma equipe reduzida, passou a ser parte da condução do negócio em si, pois quase tudo gira em torno de sistemas e dados, inclusive alguns setores como o varejo, tem nas suas aplicações de faturamento , por exemplo, a ‘engrenagem’ principal do negócio, o que em outras palavras, faz com que os riscos de acidentes de TI, podem causar prejuízos financeiros e a imagem dessas empresas.
Portanto, quando se trata de segurança da informação e gerenciamento de infraestrutura em níveis intermediários e avançados, como proteção e monitoramento de perímetro de rede, gerenciamento de infraestrutura, desempenho de banco de dados, dentre outros, é muito vantajoso e viável compartilhar com um ‘ braço ‘especializado todas essas responsabilidades, trazendo ao gestor de TI segurança, soluções profissionais e corporativas, troca de conhecimento, e otimização de tempo para gerenciamento.
Por isso acreditamos que o OUTSOURCING em sua ‘versão’ hibrida é um aliado dos profissionais e gestores de TI e das Empresas. O que denunciam relação como uma PARCERIA, e não concorrente, pois as tarefas são delegadas pelo responsável fazendo com que de forma centralizada a gestão de aconteça e flua ao nível profissional.
Hoje muito se fala em ‘Serviços Gerenciados’ ou ‘Gerenciamento de serviços’, todavia tudo se traduz garantidamente, na terceirização pontual da gestão de algumas atividades críticas e/ou complexas.
Confira os benefícios do Outsourcing de TI:
Disponibilidade: A empresa conta com uma disponibilidade imprescindível a seu favor em meio as ameaças atuais, em muitos casos em tempo real, do ponto de vista de atendimento e suporte.
Redução e diluição de custos e investimento em TI: isso significa que, ao contratar um serviço de Outsourcing de TI, a empresa passa a eliminar altos investimentos com hardware, licenciamento, garantia, contratação e treinamento de colaboradores especializados. Além do ‘custo tempo’ para o gerenciamento de todas as ocupações necessárias.
Soluções Corporativas e Profissionais: com um parceiro especializado, a empresa passa a contar com tecnologias de ponta, mundialmente testadas e reconhecidas, embutidas na forma de serviço, que em um cenário próprio critério alto custo de aquisição.
Foco em Inovação: Pois com a eliminação das preocupações relacionadas à infraestrutura de TI, sobra para a otimização do tempo, fazendo com que sobre o espaço para projetos inovadores e de qualidade, e foco no negócio e sua área fim.
Menos riscos e divisão de responsabilidades: portanto, uma equipe especializada trabalha para você, garante uma redução de possíveis riscos. Ou seja, cabe ao fornecedor resolver quaisquer problemas que venha a acontecer, ou identificá-los com antecedência.
Eficiência: Por fim, temos as funções de desempenho e soluções fáceis, ágeis e propicias ao sucesso, os quais são causadas pelos indicadores do serviço de Outsourcing de TI.
Na CRP você encontra o serviço de Outsourcing de TI, ou Serviços Gerenciados de TI, ideal para sua empresa, entre em contato conosco e agende uma visita.